segunda-feira, 15 de junho de 2009

Confiar Exige Pv 3.1-12

Confiança é um derivado da fé, pois, quem tem fé crê e confia. Confiança resulta em segurança devido ao bom conceito que se faz de alguém. Quando cremos e confiamos somos produtivos e vivemos em paz conosco, com as pessoas e com Deus.
1 - MEMORIZAR E OBEDECER À PALAVRA DE DEUS (vs.1,2).
Aquele que confia em Deus memoriza a Sua Palavra guardando seus ensinamentos no coração. Esta confiança proporcionará a longevidade, vida e paz.
2 - LEALDADE E FIDELIDADE A DEUS (vs.3,4).
No sentido mais profundo "não te desamparem a benignidade e a fidelidade" quer dizer "não deixe de ser leal e verdadeiro"; portanto, se assim agirmos teremos o favor de Deus e a sua fidelidade - (Sl 100:5).
3 - NÃO CONFIAR NA SABEDORIA HUMANA (vs.5-7).
Coração, na linguagem antiga, é sinônimo de cérebro e inteligência. Então, a recomendação é que apenas confiemos no Senhor, negando toda a suficiência humana, ou seja, intelectualidade e diplomas não levam ninguém para o céu. A sabedoria que salva é confiar em Deus, pois a pessoa vaidosa acha-se sábia aos seus próprios olhos e arranja muitas confusões. Quando confiamos em Deus ele nos livra de todo o mal e de todas as pessoas más - (Sl 37:3-6).
4 - DAR A DEUS O QUE É DE DEUS (vs.9,10).
Aquele que confia dá a Deus o que é de Deus honrando-o com as primícias de tudo o que ganha e obedecendo ao mandamento bíblico sobre o dízimo (Ml 3.10; Mt 6.23). Quem confia obedece e experimenta a prosperidade do Reino de Deus.
5 - NÃO REJEITAR A CORREÇÃO DE DEUS (vs.11,12).
Quem confia aceita ser disciplinado, mesmo que doa, pois é a demonstração do amor do Pai para que não tenha prejuízo maior ou venha a cair na perdição eterna - (Hb 12:6-8).
Conclusão: Só confia em Deus quem já confessou a Jesus como Senhor e Salvador, pois confiar é uma disposição gerada pelo poder do Espírito Santo, na alma do ser humano, por ter decidido ser Crente e Fiel. Você confia em Deus ou pensa que confia?

Nenhum comentário:

Postar um comentário