sexta-feira, 3 de julho de 2009

A BÍBLIA NO LAR


Um lar cristão é aquele que vive e toma decisões baseadas na Palavra de Deus. Pelo menos é essa mensagem que temos ouvido ano após ano. Mas, estão os nossos lares realmente calcados nas Escrituras num mundo tão turbulento como este em que nós vivemos? Tem sido a Bíblia vivida dentro do lar? “Não é pela Palavra lida, nem pela Palavra falada, mas pela Palavra vivida que a Palavra da Vida nos foi revelada”. Esse é um pensamento que retrata a necessidade humana de ter um lar onde a Bíblia seja vivida diariamente. O ideal de Deus para a família cristã é que, junta, ela cultue ao Senhor todos os dias. É o chamado culto doméstico. Em alguns lares tem-se tornado uma prática quase impossível devido aos horários que não se harmonizam. Outros o conseguem e as experiências são ricas. Outros há que fazem do culto doméstico uma obrigação diária e se não o fizerem o castigo de Deus pode descer sobre a família. Uma atitude desta por parte dos pais pode acarretar dois graves prejuízos: primeiro, o culto se torna um fardo para todos, quando deve ser uma hora alegre e descontraída; segundo, é que passa para os filhos a imagem de um Deus punitivo, castigador e não um Deus de amor. Além disso, os feitos de uma participação forçada podem gerar no coração dos filhos um desejo de libertação que geralmente ocorre quando se tornam adolescentes. E daí muitos conflitos nas famílias. Há, também, o problema que filhos enfrentam quando os pais são fiéis e piedosos leitores da Bíblia, mas mantêm um relacionamento péssimo entre e com os filhos. A Bíblia só é lida e não é vivida. Quando os filhos são pequenos, é gostoso sentar-se com eles para ler as histórias bíblicas, orar, fazer exercícios bíblicos, mas só contar as histórias não é suficiente. A confiança de Davi, a ousadia dos profetas, a coragem de Moisés com o povo, a dependência de Deus de Jó e outros mais são atitudes que os filhos querem ver em nossa vida. Por isso temos os analfabetos que lêem. São crianças até os sete anos cuja fase, segundo os psicólogos, é de formação de caráter. Eles estão lendo a nossa vida e tipo de relacionamento com Deus. Que Bíblia tenho eu apresentado aos meus filhos nessa fase?
A Bíblia, no lar, deve ser um livro sempre presente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário